quinta-feira, 21 de abril de 2011

Easter Parade (Desfile de Páscoa)

Considero „Desfile de Páscoa“ (Easter Parade, MGM 1948) uma daquelas preciosidades musicais, uma verdadeira pequena jóia que a Metro criou nos anos 40. É um “filminho” compacto e gostoso para se assistir num dia chuvoso, melhor ainda se fosse na antiga e já há muito extinta “Sessão das duas” depois de chegar-se da escola...



Deliciosos números musicais com Judy, Fred, Ann Miller (que teve que dançar neste seu primeiro filme na Metro de sapatos rasos, senão ficaria mais alta que Fred) e até Peter Lawford, a música de Irving Berlin, o colorido da época, os guarda-roupas criados pela talentosa “Irene”, a precisa direção do
"ex-coreógrafo" Charles Walters... Tudo isso emoldurado pelos magníficos cenários da Metro.

No meio dos anos 70 recebi de minha amiga Flávia uma coleção de discos que seu pai (o antigo “chefe” da TV Globo, da “Grobis”, Walter Clark) não queria e mandou para mim de presente (Ele sempre me incentivava na questão “cinematográfica”). Lembranças boas…



Este foi meu primeiro contato com este filme – sim, através da trilha musical!!! E que trilha: sómente Irving Berlin (quando perguntaram a Fred Astaire em que lugar ele colocaria Irving Berlin na música americana, ele respondeu “Irving Berlin É a música Americana”).
Muitos anos depois eu descobriria uma cena que foi cortada do filme. Um incrível “Tour-de-force” para Judy, chamado “Mr.Monotony” (vide minha postagem de 04 de junho de 2010), que foi cortado de “Parade” por acharem-o muito “risquée” para uma platéia de 1912 (ano em que se passa o filme). Grande (e desconhecida) canção de Berlin, hoje em dia editada e assim "salva" de perder-se para sempre nos arquivos da MGM.



A cena final do filme transformou-se num clássico.
A música passou a ser uma espécie de “hino inoficial” da Páscoa (da mesma forma que “Have yourself a merry little Christmas”, também cantada por Garland em outro fime, tornou-se uma das mais tocadas canções de Natal) e o texto descreve com simplicidade um evento que até hoje tem grande importancia para New York, para seu turismo e também para sua sociedade: A parada da Páscoa…



Na realidade todo o filme gira ao redor desta “date” que os dois tem nesse domingo de Páscoa, antes de chegar-mos ao final feliz…

(Gosto de relembrar que um dos produtores foi chamado às pressas ao studio no primeiro dia de filmagens de “Easter Parade”. Judy e Fred tinham que beijar-se numa cena e Judy se recusava a faze-lo. “Porque?”, perguntou o produtor. Sua resposta foi simplesmente “Ainda não fomos apresentados”. O gelo foi quebrado e os dois se admiraram mútuamente até o final do trabalho – ao contrário de muitas lendas que são contadas sobre o “comportamento” de Garland durante filmagens. “Parade” tornou-se nas bilheterias o filme de maior sucesso tanto de Judy como de Fred)



„In your Easter bonnet, with all the frills upon it,
You’ll be the grandest fella in the easter parade”




“I'll be all in clover and when they look us over,



We'll be the proudest couple in the easter parade”



“On the avenue, fifth avenue, the photographers will snap us,
And you'll find that you're in the rotogravure”




“Oh, I could write a sonnet about your easter bonnet,
And of the guy I'm taking to the easter parade”




Esta “parada” anual acontece na Quinta Avenida entre as ruas 49 e 57 (Bem na altura da Catedral de St. Patrick’s) e é a “menos organizada" das paradas nova-yorkinas… é mais um “get-together” para se admirar os “bonnets” (gorros, chapéus de Páscoa como descritos na canção) e para ser admirado… Para ver e para ser visto!



Vendo uma foto desta parada em 1900 e uma outra da cena final do filme, só posso dizer:

Hooray!!! VIVA A METRO-GOLDWYN-MAYER!!!



Desejo a todos lindos feriados e Feliz Páscoa!!!!!

">

">

Nenhum comentário: