sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Chaplin e o Ballet...

Se não me engano Louise Brooks, bailarina de Denishawn antes de entrar para o Cinema, comentou no seu livro de „Essays“ sobre Hollywood que ela sempre considerou Charles Chaplin, com quem seu nome foi conectado por causa de um suposto romance, o maior bailarino de todos os tempos (Não me lembro quem ela considerava o melhor ator… era, de qualquer forma, um bailarino !). Não divido esta opinião assim tão radicalmente mas amo apaixonadamente os momentos em que Chaplin dançou no cinema… Momentos inesquecíveis como o “Ballet” com o Globo em “The great Dictator”



ou quando “enlouquece” em “Modern Times” (Este foi o primeiro "Burn-out" da história... até isso Chaplin previu! Que genio!)



Nenhum porém compara-se ao momento de genialidade, criatividade (e simplicidade, pensem só nos recursos técnicos da época!) que nos deu em «The Gold Rush» (1925) com seu Ballet « de mesa » (P.S. Em 1992 "The Gold Rush" foi selecionado para ser preservado na Biblioteca do Congresso nos U.S.A. por ser "culturally, historically, or aesthetically significant").

">

Da Wikipedia: The "roll dance" the tramp character performs in the film is considered one of the most memorable scenes in film history.

Nenhum comentário: