segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ballerina on the Boat (Russia, 1969)

Que maravilha poder numa só tertúlia reverenciar duas formas de arte que me encantam (como se voces não soubessem): O Ballet e a Animação!



"Balerina na korable" (Ballerina on the Boat) é divertimento puro, divertimento de altissimo nível. Todos os elementos estão em pleno acordo entre si, numa harmonia impressionante: A animação de Lex Atamanov, o roteiro de Roza Khusnutdinova, a música de Alfred Schnittke e as pálidas cores da bailarina…

Desde os primeiros momentos este “desenho” nos conquista prendendo totalmente nossa atenção! Quando vemos a bailarina pela primeira vez, correndo para pegar o navio (é na realidade um navio e não um barco!) que já havia se afastado do cais e ela num grand jeté o alcança, nos tornamos igualmente fascinados por ela como os próprios passageiros do Navio. Suas “linhas” são alongadas e ela é desenhada de forma completamente diferente dos outros personagens, que são mais abrutalhados e feitos de cores mais escuras (com um estranho e deselegante “en dedant cronico”).






E ela sempre se movimenta com passos de dança… mesmo que esteja andando pelo convés e usando o peitoril do Navio como uma barra.

Para os conhecedores do Ballet, o fato mais importante porém, é a pesquisa que foi feita em termos de movimentos – pois estes são perfeitos (descontando, óbviamente o fato que esta é uma bailarina que também sabe "voar"). Óbviamente os “cartoonistas” devem ter-se baseado numa verdadeira Bailarina de carne e osso, que deve ter estado no studio de animação junto à equipe, ajudando a produzir o curta…

Um lindo trabalho!!!! Relaxem e aproveitem estes 16 Minutos e pouco. Tenho certeza de que desfrutarão destes momentos! Aqui os dois vídeos... Um curto e intenso sonho cheio de magia!

">

">

Nenhum comentário: