sábado, 19 de junho de 2010

Terpsichore, Hot-Dogs e Sapateado!


O que poderia acontecer com uma idéia de transformar a “Love Goddess” das telas, Rita Hayworth, na musa da Dança? Um filme bobinho, horas cafonérrimo porém divertidíssimo... ótima escolha para uma tarde de um dia chuvoso...
Quando Terpsichore “desce” à terra (o filme chama-se “Down to Earth”, Columbia 1947) pois algum produtor está fazendo um musical sobre ela (no qual é retratada de uma forma que nada agrada à original), vem disposta a conseguir o papel principal (o que rápidamente consegue com seu “talento”) e transformar o show num espetáculo sério (o que também faz!) de Dança e Cantos “gregos” (na concepção de Hollywood). Numa cena que lembra demais “The Band Wagon” (A Roda da Fortuna) de Minelli que não seria feito até 1953 na Metro, o espetáculo “sério” tem sua Premiére e é um desastre. Terpsichore reconhece o “gosto americano”, diz algo eterno e profundo como “Voces gostam mesmo é de pipoca, hot dogs, Coca-Cola e Sapateado… Pois bem!” e deixa o Show ser feito como originalmente concebido (que óbviamente torna-se um grande sucesso!).

Aqui Terpsichore que, como uma das nove musas, sabe todas as coreografias e “audiciona” para o Show da Broadway… Ah, como adoro Hollywood…
">
Ohhh... quase esquecia: esta Tersichore também canta e sem precisar da partitura... (Deixou, por assim dizer, Euterpe desempregada...).
">
Para quem tiver curiosidade e paciencia, a coreografia “séria”, como imaginada por Hollywood (com um fabuloso bailarino que chamava-me Marc Platt) que lembra um pouco alguma coisa meio “Ruth St.Dennis misturada com um pouco de Doris Humphrey e temperada com elementos de Ted Shawn em pura concepção Hollywoodiana … “ (e de um tamanho "kitsch" só superado pelos filmes de Carmen Miranda e pelos Shows de Bette Midler).

Um único momento me agrada pois a fotografia é Linda – a aparição de Terpsichore como que nascendo de uma concha - mesmo que aqui óbviamente confundida com Aphrodite, a Deusa do Amor…

No que voltamos à persona Rita Hayworth e aquelas liberdades (aqui uma não histórica porém mitológica!) que só Hollywood conseguia e tomava! Rita aparece aqui de forma quase voluptuosa… Bonita.
">

Vide minha postagem de 19.07.2009 na qual conto o porque de Orson Welles ter dito sobre a “Deusa” Hayworth:
Um momento por favor:
CAVALOS suam,
SERES HUMANOS transpiram…
MISS HAYWORTH “fulgura”!

Nenhum comentário: