sexta-feira, 25 de junho de 2010

Let's face the music and dance...

Esta tertúlia não é dedicada a Fred & Ginger. Ela não quer fazer comparações. E não quer nem elogiar nem criticar ninguém… Esta não é, em absoluto, a razão desta tertúlia! Todos sabemos que Fred & Ginger são incomparáveis, inimitáveis – e neste ponto não me refiro à “técnica” porém à “química” que existia quando os dois apareciam nas telas, nunca igualada por outra dupla de bailarinos na história dos musicais.
Repito: não quero me referir à dupla Bernadette Peters & Steve Martin (ele, aliás, nunca dançou!) em relação à magnífica dupla da RKO.


Quero porém mencionar esta cena, elogiar a linguagem cinematográfica e, acima de tudo, esta fabulosa idéia.


Graças à Danielle, que recuperou para nós cenas de “Pennies from Heaven” (1981), posso dar continuação às minhas postagens de 30.07.2009 e de 11.06.2010.

Um inteligente roteiro que, como “idéia” central, tem seus personagens “dublando expontaneamente” canções da época da depressão (época na qual o filme é também passado) como que esta fosse sua única possibilidade de expressão. Maravilhoso "veículo" para o casal (da época) Peters & Martin. Acima numa foto também de 1981.

“Pennies” é um filme especial. Para conhecedores de bom cinema. Para cinéfilos.

Nunca me esqueci da primeira vez que o assisti. Num quarto de hotel em Hong-Kong com uma vista maravilhosa. Mas o filme me prendeu mais naqueles instantes...



Gosto especialmente deste número. Principalmente do momento no qual os personagens de Peters & Martin sobem ao palco e dançam na frente da tela paralelamente a Astaire & Rogers (reparem no “detalhe” do lencinho sendo jogado – perfeito em sincronização).

Uma linguagem cinematográfica muito especial. Muito delicada – combinada com muito talento e longos ensaios – não só para os bailarinos como também para a camera.
Acho que deveríamos “redescobrir” “Pennies

Nenhum comentário: