terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mesas, Obras-de-Arte, Amigos queridos, Memórias e Rituais...

Adoro mesas... sim, elas nos reúnem ao redor da comida, nos levam para mundos distantes através de sabores exóticos ou caseiros, em longas conversas. São o lugar de maior comunicação e até de eloquencia numa casa… Aqui ainda nos reunimos muito para comer juntos. Sós ou com convidados. O “modernismo” dos jantares micro-ondas e de cada um comendo no seu “comodo” ou em frente a um computador ou à uma televisão ainda não se apoderou de nós… Lutamos com bravura contra certas "inovações" da sociedade atual... Estamos virando dinossauros mas como os amigos gostam...



As minhas mesas são na maioria das vezes muito simples, clássicas… “Brinco” um pouco mais com cores na época do Natal!



Detalhe, voces devem estar a se peguntar: por que laranjas à mesa? Meu pai, Fritz Leitner, me contava que durante sua infancia na Austria ele todo Natal recebia “laranjas da Espanha” – e o par obrigatório de skis – na época ainda de madeira… Colocar laranjas à mesa no dia de Natal é trazer de forma papai, a memória de um homem brilhante para perto da gente… Tudo tem uma história...



Adoro mesas bem postas… Elas revelam o carinho com que tratamos nossos convidados e nós mesmos. Transformam e apoiam essa comunicação acima mencionada ainda transformando-as mais num ritual. Como comer sempre deveria ser!
A “sensualidade” do “comer bem” que é tantas vezes esquecida.

Mesas de festa em dias especiais são importantes para mim…



Tenho uma grande fascinação por mesas brancas… como há pouco tempo aqui em casa decorei uma para um jantar com amigos. Adoro ver a comida em pratos ou brancos ou transparentes (Alguém já comeu creme de espinafre sobre um prato azul claro? Eu já… e não recomendo!)



A simplicidade deve se extender pelo “roteiro gastronomico” que oferemos – Não sou muito fã de muitas misturas… Principalmente desdes minhas viagens pela Asia nos anos 80 e 90... Jamais esquecerei o que um médico nutricionista em Singapore me disse... Muito me impressionou a forma dele descrever nossa alimentação "ocidental"... Desde então cozinho muito mais e amo apaixonadamente os melhores ingredientes, especiarias, cheiros e texturas, os selecionando com conhecimento, instinto, carinho e preocupação mas jamais exagerando em suas misturas… A simplicidade é saudável. Emocional-, gastronomica- e visualmente!

Adoro porém a "fartura emocional" de como nos são comunicadas as mesas do pintor suéco Carl Larsson como publicadas em seus livros de aquarela. O mais belo trabalho jamais feito sobre uma família, sua família… Vale realmente a pena ver, comprar seus livros! Retratam de forma sublime o dia-a-dia de sua família, as festas (como a de Santa Luzia no dia mais longo do verão, 21 de junho), as crianças crescendo, sua esposa cozinhando, sendo mãe, envelhecendo… um trabalho de altíssima sensibilidade e qualidade!

…e aquela "generosa fartura visual" tão típica dos dias de festa… Como me baseio nelas, nas mesas de Larsson, da Suécia as vezes...






Uma gostosa memória: uma das mesas mais lindas que vi foi na casa dos amigos Suely e Ricardo Stambowsky em setembro de 2008. Perfeita. Simplicidade, Finesse e boníssimo gosto em abundancia (pratos lindíssimos por sinal! Amo!).



Um jantar perfeito no qual eles reuniram alguns de seus mais queridos amigos ao meu redor. Um encontro tão agradável que durante ele fiz novos amigos com quem tenho o prazer de estar em contato até hoje!



Um momento muito querido e extremamente agradável. Eles são grandes anfitriões! Um dia vou copiar para eles umas „notas“ que li sobre Vivien Leigh e como preparava suas “Dinner-parties”. Semelhanças incríveis entre os livrinhos de anotações de Vivien e Suely...



Elegancia perfeita – da comida à mesa, da decoração aos convidados:

Menos é sempre mais!

Mas como dizia o anúncio com Audrey Hepburn para Longines? Elegance is an attitude! (e eu adiciono: que não pode-se nem aprender nem comprar...)




Fotos publicadas com autorização de Ricardo Stambowsky (que repondeu ao meu pedido com uma generosa e expontanea exclamação, tão típica dele: "Com prazer! Use e abuse!". Como eu disse: Elegance is an attitude. MESMO!)

Nota (Dezembro 2011): o resto desta "Tertúlia" foi deninitivamente excluído pelo fato do autor não mais se identificar com o conteúdo e não mais ter contato com as pessoas nela citadas.

Nenhum comentário: