sexta-feira, 5 de março de 2010

A despedida de Nina Ananiashvilli

Já há muito tempo queria colocar esta matéria, estas fotos aqui. Mas tenho tido tantas outras coisas para dizer, contar...

Aqui a despedida, o canto do cisne, de Nina Ananiashvilli do American Ballet Theatre (27/06/09).

No papel com o qual foi (e ainda é) mais identificada, Odette/Odille (Lago), ela se “retirou”.

Assisti Nina pela primeira (e única) vez, aqui em Viena em 1988. No “Lago”. Lembro-me que fui para o “Westbahnhof” (estação de trem oeste de Viena) para ver toda a Troupe do Ballet Bolshoi chegando da Rússia (Imaginem só que horror para os bailarinos: tres dias num trem! Coitados!) Detalhe: Eles traziam caixas e caixas de papel higienico… Nunca entendemos esta. Será que nosso papel austríaco era «capitalista»?

Lembro-me que a estrela era Natalia Bessmertnova (que nunca me agradou muito)
Lembro-me que o “cartão de visita” deles era “Spartacus” (que também, inteiro, nunca me agradou).
Lembro-me que Nina dançou “O Lago dos Cisnes”
.
Lembro-me que sua "performance" foi anunciada na última hora por nao estar programada.
Lembro-me do seu cisne branco. Emocionante, sincero. Lindo!
Lembro-me da emoção que me causou com seu cisne negro. Quanta força maléfica!
Estou falando de 1988.
Lembro-me que ela tinha seus 24 ou 25 anos.

No início achei aqueles braços “longos demais”, quase “primatas”.
Mas, ao passar do tempo, percebi a forma como ela sabia/sabe usá-los.
Só ela poderia dar uma "solução" para aqueles braços! Muito "especiais"!
Divina.
Nunca mais a assisti, mesmo depois que imigrou para os U.S.A.

Vejam as fotos de sua “despedida” – em si já uma coreografia ! (Seu último “Lago” foi ao lado de "mi chiquito y fantástico bailarín español” Angel Corella!). Talvez não tão emocionante como a despedida de Alessandra Ferri do “La Scala” que nos faz chorar (impossível de copiar do Youtube – Balletomanos: Assistam! É um “must”. Sua última performance foi «La Dame aux Camelias» de John Neumeyer e sua despedida dos palcos realmente emocionante!). Mas esta já é uma outra estória… uma outra "tertúlia"!

Vejam que lindas as fotos de Nina (ela traz sua filhinha ao palco!) e que vídeo amador mais maravilhoso...












">

Nenhum comentário: