terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Castanhas assadas, Vinhos quentes, Luzes, Neve, Viena: Have Yourself a merry little Christmas


Poderíamos tertuliar por horas sobre o „consumo“ nesta época do ano, sobre o fato de se comer todos os anos as mesmas coisas e, ainda por cima, demais, sobre o lado „comercial“ do Natal e por aí vai a lista.
Eu, como durante minha vida inteira, sinto-me criança nesta época do Ano. Admito isto abertamente pois sempre amei estes dias de final de ano.
Viena está toda branca com neve. Fico orgulhoso de como „minha cidade“ fica linda assim, para colocar o Natal ainda mais lindo.


Tivemos hoje 12 graus negativos pela manha. Nas ruas vendem-se castanhas e vinhos quentes. A cidade está „vestida“ para a Festa e em todos os cantos vê-se decorações de Natal, luzes… Aqui, alguns detalhes da Cidade, com os „Candelabros“ que minha querida amiga Sueli Stambowsky tanto ama!


Dia 24 celebramos o Natal em casa.

Nosso dia é simples porém repleto de „vida“: acordamos cedo, compramos o pinheiro (que, como moro num apartamento de 1908 de pé direito altíssimo, sempre tem seus 3 Metros de altura), decoramos a árvore (nao só com enfeites mas também com muitos chocolates) e depois passamos toda a tarde na cozinha arrumando as bandejas de doces, docinhos, amendoas, nozes, avelas, damascos e biscoitos… para depois levá-las para o Buffet de Doces (que fica montado até o Ano-Novo). Nos divertimos assando castanhas (pois as caramelizo para rechear o perú), fazendo pequenos „Knödel“ (bolinhos cozidos de pão), preparando um repolho vermelho com maçãs, creme de milho, inváriavelmente uma salada de aipo, queijo, creme de leite ácido e nozes e o próprio perú (que sempre chamamos de „Trudi“!!!).


Depois nos arrumamos, perfumamos e nos colocamos bonitos… O jantar é servido mais tarde neste dia, a casa toda está cheia de velas vermelhas, a lareira aquecendo, a casa cheirando a cravo, canela e baunilha, os presentes debaixo da árvore… e depois do longo e tranquilo jantar, um cálice de „vinho de gelo“ (é uma especialidade para o Natal: "Eiswein". Este vinho doce, de sobremesa é prensado de uvas congeladas. Seu aroma e gosto são execpionais… ótimos para acompanhar uns docinhos ou um mousse de chocolate amargo!). E todos os anos, quase tudo igual… e eu adoro! O silencio nas ruas, a paz no ar, a espiritualidade de uma Noite de harmonia e celebracao interior. Isto é o nosso Natal.

Conversamos todo dia, nos divertimos com as coisas pequenas da vida todo o dia pelo fato de cada um ter suas tarefas e vamos até tarde, mesmo depois de ter aberto os presentes, sentados ao redor da Árvore.

Este Ano a felicidade é porém mais completa. Minha Mãe está aqui para passar o Natal.

Quase me esquecia: No dia 24 ouço todos meus velhos discos (sim, de vinil mesmo!) natalinos… de hinos protestantes (que são lindíssimos) à Julie Andrews cantando „Silent Night“ e „Glory to the new-born King“ e até Bing Crosby (Adoro „White Christmas“). Tenho porém que confessar que minha canção preferida de Natal é uma que foi composta para um filme de Judy Garland, que adoro: Have Youself a Merry little Christmas (de „Meet me in St Louis“ 1944, Vincente Minnelli).

Antes de me despedir por hoje, deixando-os aqui com esta simples e linda interpretação, gostaria de desejar a todos lindas Festas cheias de harmonia, carinho, sorrisos, aconchego, paz e amor! E que estes sentimentos encham e enriqueçam o próximo ano de todos e o nosso Mundo.

Have yourself a merry little Christmas,
Let your heart be light
Next year, all our troubles will be out of sight


Have yourself a merry little Christmas,
Make the Yule-tide gay,
Next year, our troubles will be miles away.<

a href="http://">
Once again as in olden days,
Happy golden days of yore.
Faithful friends who are dear to us
will be near to us once more.


Someday soon, we all will be together

If the Fates allow
Until then we'll have to muddle through somehow,
so have yourself A merry little Christmas now.


Sim... ♫ ♪ „Faithful Friends who are dear to us, will be near to us once more!“ ♪ ♫

Um beijo para todos, extensivo às suas famílias e queridos!

Ricardo

Nenhum comentário: