domingo, 13 de setembro de 2009

Júlio Oliveira e o "Retrato de Else"

Quando escrevi no dia 7 de setembro sobre o quadro que Júlio Oliveira fez de minha mãe, não imaginava que tantos comentários iriam ser enviados – como me deixaram feliz! Recebi também vários e.mails com perguntas sobre o trabalho de Júlio Oliveira. Sim, o trabalho dele ainda hoje é muito disputado em leilões!
Infelizmente existe muito pouco sobre ele aqui no mundo virtual – deixem-me então contribuir um pouco para que isto mude.

Acima voces já viram um auto-retrato dele (lápis), aqui um quadro chamado “Menina Moça” (0,66 x 0,83m) que recebeu uma medalha de prata no Salão Nacional de Belas Artes.

Aqui Júlio (entre 1947 e 49) dando uma aula de desenho. Ao fundo minha Tia (Else) com seu inconfudível perfil!
O “Retrato de Else” (sobre o qual minha avó costumava dizer: “Que olhar mais apaixonado”) com toda uma "aura" de amor... que linda estória estes olhos sonhadores e meigos nos contam...

E aqui, Else de Oliveira, poetisa, membro da Academia Brasileira de Letras, com seus 93 anos (ao fundo o “Retrato de Else”): Uma “mestra” na arte de viver! Como a admiro! Como lhe quero bem! Um beijo, Tia!

Nenhum comentário: