sábado, 27 de dezembro de 2008

Denilto Gomes (1953 - 1994)

Este grande ator/bailarino, um dos mais importantes de sua geração nasceu em 1953 em Sorocaba.



Quando estreiou em São Paulo aos 23 anos recebeu o prêmio APCA com o bailarino revelação.
Eu assisti seu trabalho pela primeira vez em 1978 e depois em 1979 no Festival de Dança da Bahia. Em 1980, com 20 anos, tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e entrar numa profunda amizade. Denilto era uma pessoa que sabia dar e como êle me presenteou com idéias durante aquela estadia em Salvador… Um profissional seríssimo êle mostrou-me seus trabalhos, pesquisas, contou-me de Fedra (1980) e falou-me de seus projetos. Só lembro-me de conversas e mais conversas até altas horas da madrugada em casas de amigos seus ; ele muito preocupado em « passar-me » idéias, coisas… dando! E presenteando-me com toda a sua atencao. Que homem mais generoso ! Como ele gostava de dar.
E que pessoa mais agradável: Como ele nao pode assistir o espetáculo do qual eu tomava parte, pediu-me para mostrar o trabalho para ele, numa sala de ensaios. Mesmo nervoso, cumpri o prometido. Depois do meu solo com música de Hugo Wolf ter acabado, ele, que tinha um outro estilo, cobriu-me de cumprimentos, nunca fazendo críticas ou querendo fazer-me dancar de outra forma. Mais uma vez generosidade. E muito respeito e carinho.



No dia em que êle dançaria seu solo no Teatro Castro Alves, êle colocou-me sentado sózinho no proscênio, dentro daquele pequeno espaço onde antes sentavam-se os “souffleurs”. Ele disse-me: "Hoje vou dançar para voce!" E ele dançou para mim, que presente, que experiência mais inesquecível. Como se eu estivesse em « No man’s Land », não no palco mas definitivamente também não no público.



Nunca mais voltei a encontrar Denilto. De 1983 para 84 estive no Rio e quase o vi, quando visitei a academia de Carlos Affonso na Av. Copacabana entre as ruas Bolívar e Barão de Ipanema mas infelizmente um reecontro nunca aconteceu. Ele faleceu em 1994, também em Sorocaba, nas vésperas de cumprir 41 anos. Como ele foi-se ainda tão jovem…
Nao sei porque mas dêsde ontem pensei muito em Denilto e consegui até vê-lo em “Youtube”. Esta a razão de escrever sobre êle hoje. Como ele está presente aqui hoje. Saudades!

Nenhum comentário: