quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Pseudonimos... algo em comum entre Doris Day e Greta Garbo

Doris...



Doris Day recebeu durante as filmagens do divertidíssimo "Tea for two", baseado em "No, no, Nanette" (1951, e acima com Eve Arden e S.Z. Sakall), o apelido "Clara Bixby" de um comediante bastante insignificante que chamava-se Billy DeWolfe mas que tornou-se um amigo para toda a vida (Ele explicou que ela parecia mais com uma Clara Bixby do que com uma Doris Day... uhmm?). Isto, numa época muito anterior a tornar-se a virgem eterna de Hollywood dos anos 60 e que neste interim viria a filmar com grandes diretores, entre eles Stanley Donen e Hitchcock, em boníssimos filmes). Doris, que na realidade chamava-se Doris Kappelhoff (filha de alemaes) virou um dia as costas a Hollywood e foi viver uma vida bastante rural no interior da California. O fato interessante porém é que ela adotou, oficialmente, o nome "Clara Kappelhoff". Doris Day já nao mais existe...

e Garbo...

Garbo... Garbo foi a atriz com o maior número de pseudonimos (alguns até masculinos), estes criados por ela mesma. Ela, Greta Gustaffson, nunca compreendeu o "monstro" Greta Garbo e em sua vida privada tentou sempre escapar dela. Abaixo seus pseudonimos, todos usados numa incessante busca, num louco esforco de perder sua imagem pública:

01. Miss Harriet Brown
o2. Miss Karin Lund
03. Miss Jane Emerson
04. Miss Emily Clark
05. Miss Mary Holmquist
06. Miss Gussie Berger
07. Harry Brown
08. Mountain Boy
09. Eleanor
10. The Clown
11. GG
12. Miss G
13. G.
14. James Emerson

Seu favorito sempre foi Miss Harriet Brown. Escondendo-se atrás deste nome sem rosto ela vagou pelas ruas de Nova York, Paris, Londres e Viena, muitas vezes negociando em antiquários mas jamais comprando alguma coisa. Ela sempre relutou mas acabava dando seu nome, Miss Harriet Brown... Acho que nao enganando a ninguém, talvez nem à si mesma.
Ainda se lembram do título de seu último filme (MGM, George Cukor, 1941)???? Que coincidencia... "Two-faced woman"...

Nenhum comentário: