quinta-feira, 10 de julho de 2008

Lost Horizon: I never miss a Liv Ullmann musical!


Um dos piores filmes de todos os tempos, ele está na lista dos “100 Most Enjoyably Bad Movies Ever Made”, “Lost Horizon” foi um fracasso tão grande de bilheteria que ficou conhecido entre os produtores de Hollywood como “Lost Investment”. Ele até hoje nao foi lançado nem como VHS nem como DVD... Eu assisti este filme no extinto "Ricamar" em Copacabana e, na época (tinha 13 anos) adorei...

A estória de James Hilton (Goodbye, Mr. Chips, Random Harvest) já muita ultrapassada em 1973 (já tinha sido filmada uma vêz em 1937 com Ronald Colman) e meio “sonho de homem branco de direita”, não encontrou sucesso nem com a crítica nem com o público – Mas vamos ser muito sinceros: quem realmente queria ver dancinhas com criancas "meigas e pueris" nas colinas de Shangri-La, Liv Ullmann desprovida de qualquer expressao e dublando canções de Burt Bacharach e coreografias arcaicas de Hermes Pan (dois deuses numa pessoa?) enquanto o mundo vivia a guerra do Vietnam e tinha outras preocupações? Quero dizer, além de mim????

Um detalhe interessante: O Castelo de Camelot (vide minha postagem) foi “reciclado” e aqui usado... As torres medievais foram retiradas e no seu lugar foram colocados elementos que, para Hollywood, emanavam um ar de “Tibet”. Este foi o primeiro filme da Columbia Pictures depois de ter-se mudado para o “Lot” da Warner Bros em 1972 e este cenário ficou muitos anos no back-Lot do estúdio sendo usado muitas vezes na série de televisão “Kung Fu”.
Bons atores como George Kennedy, Olivia Hussey, Sally Kellermann e Bobby Van estão como “peixes fora d’água” nêste filme enquanto maravilhosos e talentosos outros como John Gieguld, Charles Boyer, Michael York, Peter Finch e Liv Ullmann estão completamente perdidos e nada à vontade! Nada mesmo! Um caso terrível de desperdício de talento!
“Lost Horizon” é também o único musical da história do cinema no qual a maioria dos atores nao sabiam nem cantar nem dançar (com excessao de Bobby Van, já muito distante do seu apogeu.). Dizem que Sally Kellermann cantou suas músicas - uma delas aliás cortada do filme e só existente no soudtrack- será?

O filme foi bombardeado pela crítica.
Bette Midler porém imortalizou este filme quando disse em 1973,
"I call it Lost-Her Reason. I never miss a Liv Ullmann musical!"

Nenhum comentário: