sexta-feira, 25 de abril de 2008

Transições da Broadway para Hollywood: duas heroínas esquecidas de Tenessee Williams.

Pouquíssimos atores tiveram a grande sorte de reviver no cinema um papel que criaram no palco… Julie Andrews perdeu “My fair Lady” para Hepburn, Miriam Hopkins “Jezebel” para Bette Davis, sua “arqui-inimiga”, Tallulah Bankhead “The little foxes” também para Davis, Carol Channing “Hello Dolly” para Streisand, Angela Lansbury “Mame” para Lucille Ball e também Ethel Merman perdeu “Gypsy” para Rosalind Russell... Um sortudo Joel Grey, por exemplo, recebeu um Oscar pelo seu “Emcee” do filme “Cabaret” (1972) que tinha sido uma sensação na Broadway em 1966. A inimitável mestre de comédia Roz Russell recriou sua inolvidável “Auntie Mame” (num filme aliás muito superior ao musical “Mame”) nas telas... mas estas sao raras excessões.
Como o público do teatro nao é tão grande como o público do cinema, muitas vezes assume-se então, por total ignorância, que certos atores ficaram conhecidos ou “foram descobertos” na televisão ou no cinema "mais atual". Uma pena saber-se tão pouco sobre certas carreiras, principalmente sobre duas que fizeram pouco cinema, deixaram porém imagens muito boas nele, mas que são duas quase esquecidas heroínas de Tenessee Williams em produções originais...

Sabiam que Barbara Bel Geddes, para muitos a “Miss Ellie” (daquela tenebrosa série dos anos 80 “Dallas”), foi a primeira “Maggie the cat” de Tenessee Williams em 1955 na Broadway ???? Aqui ela em “Cat on a hot tin roof” (ou “Gata em teto de zinco quente”, Pulitzer prize de 1955). Sua carreira Hollywoodiana, apesar de nao tão bem sucedida como sua carreira no teatro, incluiu filmes como “I remember Mama” de 1948, “Vertigo” de 1958 (um dos meus Hitchcoks preferidos, ligeiramente baseado numa peça de Pirandello!) e “The five pennies” de 1959 com Danny Kaye.
Outra “esquecida” é a criadora de Blanche DuBois de “A streetcar named desire” de 1947 na Broadway (“Um bonde chamado desejo”, Pulitzer prize de 1948 ): Jessica Tandy que, na opinião do grande público, “foi descoberta” na velhice com seu papel em “Driving Miss Daisy” (1989) apesar ter estreiado no cinema em 1932 (!!!), ter feitos filmes como “The birds” de 1963 (Outro Hitchcock incrível), “The bostonians” (1984) e muito – realmente MUITO! – teatro... Reconheceram um jovem Marlon Brando ao fundo com a talentosíssima Kim Hunter ?
Maggie e Blanche – talvez as heroínas mais "Tenesseewillimianas" de toda sua obra – foram imortalizadas em celulóide por Elizabeth Taylor e Vivien Leigh (Oscar de melhor atriz de 1950). Difícil imaginar hoje Bel Geddes e Tandy nestes papéis, nao é verdade?

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