quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Cecil Beaton, Audrey Hepburn e „My Fair Lady“ vistos de um outro angulo… (ou a Arte de um grande Cenógrafo, Figurinista e Fotógrafo).

Fotos, lindos trabalhos de arte. Momentos de quase intimidade como esta foto revela. Um daqueles momentos de simbiose entre o fotógrafo e o modelo. Neste caso, ambos, grandes artistas (cliquem nas fotos para ve-las ampliadas ou/e para salvá-las melhor).

Já publiquei uma vez alguns Sketches que Cecil Beaton fez para a produção teatral de „My Fair Lady“ (Broadway, Estação de 1955/56) - vide minha postagem de 2.12.2008. Mr. Beaton figurinista, cenógrafo, fotógrafo, Genio…


Eu penso já há muito tempo em começar aqui uma série de postagens sobre o magnífico trabalho de Beaton: Fotos de Cinema, Portraits de Sociedade e Nobreza, Moda, Personalidades da política, das Artes. Ele brilhou em todos.

Hoje quero apresentar sómente uma pequeníssima parte do seu trabalho relacionado à „My Fair Lady“ (não no teatro mas sim no filme da Warner de 1964 com Rex Harrison e a eterna Audrey Hepburn). Uma produção com um guarda-roupa vastíssimo, belíssimo, complicadíssimo e ainda por cima; Audrey.
Beaton adorava fotografá-la já muito antes e também muito depois de „Lady“.

Existem fotos adoráveis dela no seu próprio guarda-roupa da penúltima e última cena do filme (aqui duas de minha colecão pessoal)

e na cena de „Ascot“ – a primeira tentativa de apresentar Eliza à sociedade. Admiráveis trabalhos.

Beaton, cenógrafo e figurinista de „Lady“ não resistiu porém à tentação de fazer mais fotos de Audrey do que necessário… Como poderia alguém, no seu juízo perfeito, deixar passar uma oportunidade destas? Ainda sabendo que cada uma das "roupas" era um trabalho de arte? Olhem...
A cena das corridas em Ascot é também uma belíssima exposição e também quase um desfile de trabalhosas, elaboradas roupas, acessórios e chapéus. Ele fotografou Audrey em quase todas as roupas das figurantes. Um belíssimo trabalho fotográfico, parte em cor, parte em preto-e-branco. Aqui algumas…

E aqui algumas mais que encontrei numa versão portuguesa do livro „Minha bela Dama“. Como é bom possuir livros… Fotos que não existem no Internet, Fotos de quem ninguém se lembra… Nem nas biografias de Beaton constam. Do meu acervo pessoal então? (Como minha mãe costuma dizer : “Ela não abusa do direito de ser elegante?”)




Esta porém é a única roupa que não encontrei nem em Ascot, nem durante todo o filme… Encantadora e engraçada, sapeca ao mesmo tempo!
Aqui a cena do filme (How simply marvelous to be so British! Oh deah… ) para que voces vejam sobre o que estivemos tertuliando! (E vai ser engraçado para voces reconhecer agora partes deste vasto guarda-roupa nas figurantes…).

Eu simplesmente sou apaixonado pela (chamada) Ascot-Gavotte. Grande momento do cinema musical, cheio de charme...

Numa futura postagens veremos Audrey, óbviamente fotografada por Beaton, nos trajes da "Ópera" (cena de abertura do filme). Beaton, by the way, foi amante de Garbo. Infelizmente cometeu um erro imperdoável: numa auto-biografia fez a grossura de contar públicamente sua estória com Garbo(Que falto de tato! Que falta de... ser British!). Ela nunca mais voltou a falar com ele...
.a href="http://">
P.S. Uma “retificação”: No fim-de-semana passado folheando uma biografia de Audrey numa livraria encontrei, além das por mim conhecidas, “outras” fotos dela, feitas por Beaton, com o diverso guarda-roupa de Ascot… uma boa, gratificante descoberta: elas existem…

Um comentário:

Anônimo disse...

Audrey mas linda do que nunca retratada pelo Gênial Beaton!!! Marcos Punch